Brigitta Witt, vice-presidente da área de Responsabilidade Social do grupo Hyatt, esteve em São Paulo semana passada e concedeu à SOCIAL WAY uma entrevista exclusiva. Witt é responsável por integrar e otimizar o engajamento da rede hoteleira junto a comunidade, através de esforços voluntários e políticas sustentáveis.

Sob a sua liderança e com o apoio de colaboradores dedicados em cada hote
l espalhado pelo mundo, o Hyatt vem formando equipes verdes capazes de implementar iniciativas que começam a gerar frutos e reconhecimento. Recentemente, o Grand Hyatt São Paulo foi eleito um dos vencedores na categoria Doing It All (“Fazendo Tudo”) da primeira edição do prêmio “Thrive Leadership Awards” em Chicago. O hotel foi escolhido pelo seu engajamento na redução do impacto ambiental, melhora na qualidade de vida nas comunidades vizinhas, engajamento de seus funcionários em atividades voluntárias e seleção preferencial de fornecedores locais.

Saiba mais um pouco mais desta profissional que colabora para um mundo melhor.

Como você se sente com um cargo de tamanha importância e evidência nos dias de hoje? Muitos desafios?

Adoro meu trabalho. Para mim, é um privilégio poder trabalhar com pessoas e hotéis incríveis ao redor do mundo que estão comprometidos em fazer a diferença. É uma posição global que supervisiona a estratégia de responsabilidade social para mais de 450 hotéis e 90.000 colaboradores em mais de 45 países, e naturalmente existem muitos desafios porque cada comunidade e cada hotel são diferentes. No entanto, as dificuldades e oportunidades são muito interessantes e com a ajuda de nossos funcionários, temos criado muitas soluções para resolver desafios locais.

Quais as principais metas da sua área?

Temos objetivos globais definidos relacionados ao nosso desempenho ambiental. Os principais são:

– Reduzir a energia, emissões de carbono e resíduos que vão para os aterros em 25% até 2015;

– Reduzir o consumo de água em 20% até 2015.

No Brasil, o Hyatt oferece educação profissional para jovens de 16 a 18 anos de famílias de baixa renda através de aulas de disciplinas técnicas, comportamentais e de cidadania voltadas à realidade corporativa. Porque decidiram investir neste projeto? Já tiveram a oportunidade de efetivar algum destes jovens na equipe do hotel?

Nossa plataforma de responsabilidade corporativa, Hyatt Thrive, tem como principal foco fazer das comunidades onde operamos, lugares em que nossos colaboradores tenham orgulho de trabalhar, os clientes e hóspedes queiram visitar, os vizinhos queiram viver e onde os proprietários dos hotéis desejem  investir.

Estamos comprometidos em melhorar a prosperidade de nossas comunidades de diversas maneiras. A indústria da hospitalidade pode fornecer uma carreira maravilhosa para as pessoas, e temos tido grande sucesso em trazer e capacitar jovens de baixa renda que talvez nunca pudessem ter contato com essa indústria de outra maneira.  Desde que começamos com estes projetos, já capacitamos 82 jovens e empregamos mais de 50 das comunidades locais – eles provaram serem altamente engajados e extremamente talentosos.

Na área ambiental o Hyatt tem uma política de boas práticas. Na sua opinião quais seriam as ações mais importantes?

Nossa população está crescendo a um ritmo sem precedentes. Especialistas preveem que até o ano de 2050 seremos mais de 10 bilhões de pessoas no planeta, que irão disputar os mesmos recursos naturais disponíveis hoje. Outro produto desta explosão populacional é que a poluição irá aumentar, bem como os resíduos que geramos e que são enviados aos aterros. Todos estes fatores implicam no nosso negócio. O Hyatt é focado na gestão de nosso consumo de recursos naturais, especialmente água e combustíveis fósseis. Temos uma ferramenta global que nos permite controlar a quantidade de energia e água que cada um dos hotéis ao redor do mundo consome, a qual é fundamental para os nossos esforços de redução e também para gerenciar esses custos.

Para começar, estamos também empenhados em reduzir a quantidade de resíduos de nossos hotéis, aumentando a iniciativas de reciclagem e gerando menos resíduos. No entanto, provavelmente a mais importante iniciativa que temos é o envolvimento de cerca de 90.000 colaboradores em todo o mundo. Nossos esforços são para educar nossos colaboradoressobre os desafios e problemas e fornecer as ferramentas para que eles sejam parte da solução. Cada hotel tem uma “equipeverde” (Green Team), que juntos representam mais de 2.000 funcionários em todo o mundo, trabalhando ativamente para identificar as oportunidades que são mais aplicáveis para os seus hotéis.

Como um hóspede pode ajudar indiretamente nos processos ambientais e sociais do hotel?

Muitas das iniciativas que temos não são fisicamente visíveis aos nossos clientes ou então exigem pouco envolvimento deles. Por exemplo, através da instalação de chuveiros com redução de fluxo em nossos apartamentos, fomos capazes de reduzir o consumo de água no Grand Hyatt São Paulo em 30%. Isso aconteceu sem nenhum impacto sobre a experiência do hóspede.

No entanto, o que oferecemos ao nosso hóspede são algumas oportunidades de decidirem se eles desejam ter suas toalhas e lençóis lavados diariamente. Esta é uma maneira conhecida para os clientes optarem em participar das nossas metas de redução de consumo de energia e água.

Outra ação realizada no Grand Hyatt São Paulo é a recente parceria com a Eccaplan, para neutralizar os eventos que acontecem no hotel através da compra de crédito de carbono. Esta parceria começou em março deste ano. Para nós esta ação é muito importante pois reforça o compromisso que temos com a comunidade local, o meio ambiente e com nossos clientes.

Se puder dar algum exemplo de case bacana e com resultado significativo de alguma das ações Hyatt, por favor relate para nós.

Uma das razões da minha visita ao Grand Hyatt São Paulo este ano é a de mergulhar em dois programas muito bem sucedidos que o hotel implementou – o Formare e o YCI. São programas de capacitação de jovens de baixa renda que têm feito diferença significativa nas vidas dos jovens envolvidos e suas famílias, e também trouxeram grandes benefícios para o hotel, como mão de obra capacitada e um sentimento de voluntarismo e engajamento muito grande por parte dos nossos funcionários que participam no treinamento, educação e capacitação desses jovens.

Você tem algum ídolo ou pessoas que tem como referência na sua área? Quem seria e porque?

O falecido Ray Anderson, fundador e CEO da Interface Carpets, uma das maiores empresas de tapetes do mundo, sempre foi uma inspiração para mim. Um dia, quando a empresa já tinha mais de 21 anos de mercado, ele acordou e teve um insight que levou a Interface a mudar de curso, desenvolvendo e adotando uma forma mais sustentável de fazer tapetes. Isso levou a uma mudança fundamental na forma como a empresa faz negócios e ainda hoje é a força motriz por trás dessa organização. Sustentabilidade é o centro de tudo o que a Interface faz e os resultados tiveram um impacto incrível sobre o sucesso global da empresa. Para mim, a visão deste homem demonstra que muitas vezes, mesmo os problemas mais complexos podem ser resolvidos se você alinhar seus valores com seus objetivos de negócios e incentivar a inovação e a paixão de seus colaboradores por essa conduta.

Para empresas que nunca se preocuparam com a questão da responsabilidade sócio ambiental e tem interesse em iniciar esta incursão, qual a sua dica para elas?

Envolva os seus funcionários em seus esforços e dê a eles ferramentas para ser parte da solução. Entenda qual a abordagem que se aproxima mais da cultura da sua empresa e as prioridades de negócios, e desenvolva um programa que reflita essa forma de pensar.

E para as pessoas físicas que acham que elas sozinhas não tem impacto e acabam não se preocupando, o que eles podem mudar ou fazer sem grandes esforços que já faria diferença no todo?

Eu acredito que cada pequena ação de cada indivíduo faz uma grande diferença, especialmente em uma empresa global como a Hyatt. Por exemplo, muitos dos nossos hotéis têm implementado programas de redução de consumo de papel. Isso pode não parecer algo muito relevante, mas ao imprimir dos dois lados de uma folha de papel, fazer uso de projeções durante as reuniões em vez de imprimir todas as informações e preenchendo os documentos apenas eletronicamente, tivemos resultados impressionantes. Nosso escritório corporativo em Chicago economizou 2 milhões de folhas de papel em apenas um ano adotando essas práticas e o Grand Hyatt São Paulo economizou mais de 33 mil. Estas são iniciativas em que as pequenas contribuições individuais somam-se para causar um grande impacto global.

*matéria desenvolvida pela www.socialway.com.br para o site do Iguatemi.